Braço direito do secretário Pablo Roberto, Pedro Américo Lopes ganha espaço no governo do prefeito Colbert Filho. O jovem foi coordenador da Defesa Civil. Agora, assumiu a chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, levado pelo secretário Pablo Roberto. Pedro Américo é um nome que pode, inclusive, tentar uma vaga de vereador em 2020. “Alguns amigos falam da importância de ser candidato”, disse ao Protagonista.

O Protagonista - Você pensa ser vereador já disputando em 2020?

Pedro Américo - A ocupação da função de vereador é muito importante para quem se preocupa com o desenvolvimento da nossa cidade. No momento entendo que não há espaço para essa disputa.

O Protagonista – Você já conversou com seu grupo ou alguém sobre a possibilidade de candidatura em 2020 a vereador?

Pedro Américo - Algumas pessoas e alguns amigos falam da importância de ser candidato. Que poderíamos ajudar no processo de desenvolvimento e reestruturação de leis e projetos, contribuindo com a fiscalização e sendo mediador dos desejos da população que querem melhorias em áreas sensíveis da cidade.
Deixo claro que entendo, de forma tranquila, que não há como termos avanços sociais, culturais e desenvolvimento sem ocupação eficiente dos espaços políticos. Temos que unir as pessoas que querem contribuir de forma qualificada e com capacidade de ouvir a população.
Entretanto, acredito que há diversas formas de fazer isso. Tenho dito aos amigos que estamos concentrados em cumprir as tarefas que nos foram confiadas, centrado 100% em contribuir com a gestão do prefeito Colbert e do secretário Pablo.

O Protagonista – Você e o secretário Pablo Roberto têm uma relação de muita amizade, não é?

Pedro Américo - Tenho com Pablo Roberto uma grande amizade e parceria, desde do tempo do ensino médio, quando fui presidente do Grêmio Estudantil, no colégio Assis Chateaubriand, e ele era presidente do Grêmio do colégio Ernesto.
Quando ele se propôs ser candidato a vereador topei caminhar com ele para contribuir com o projeto. De lá para cá a amizade se fortaleceu.

O Protagonista – E qual seu grupo político?

Pedro Américo - Tenho muito prazer de ouvir e caminhar com Pablo Roberto. Ele lidera um grupo de pessoas que buscam fazer política de forma ágil e eficiente. A capacidade de ouvir e construir juntos garante a ele essa liderança na busca de uma nova cultura política.


O Protagonista – Qual o maior desafio agora, como chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social?

Pedro Américo - O desafio de ocupar uma função dessa importância é, em primeiro lugar, garantir que a população tenha seus direitos garantidos, e tentar contribuir com as estratégias de gestão do secretário Pablo Roberto e do Prefeito Colbert, que nos confiaram a missão. O desenvolvimento social de Feira de Santana tem em sua rede uma série de atores e organizações que vêm se esforçando para que as políticas de assistência alcancem, de forma eficiente, quem mais precisa. Nossa tarefa nesse contexto é buscar somar e contribuir com o melhor que temos e conhecemos.