Cerca de 10% dos bebês nascidos no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) são prematuros. Este índice poderia ser menor se muitas mães realizassem o pré-natal completo e fosse evitada a gravidez na adolescência. Com o objetivo de conscientizar a população neste sentido, a Prefeitura, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, realizará a campanha Novembro Roxo no próximo mês, com o tema "Prematuro: cuidado integral para uma vida saudável". 
Novembro é considerado o Mês Mundial de Conscientização da Prematuridade. A abertura do "Novembro Roxo" será no dia 9, das 8h ao meio-dia, no Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira. Na oportunidade será realizada uma caminhada de conscientização para os cuidados na gestação desde os primeiros dias. 
A campanha tem o objetivo de alertar sobre o crescente número de partos prematuros, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para a sua família e para a sociedade.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Hallana Fontes, informa que serão montados stands com os serviços de psicologia, fisioterapia, Banco de Leite Humano, além de palestras e orientação educativa.
A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, ressalta a importância da conscientização. Mas salienta que o Hospital da Mulher dispõe de toda a estrutura para atender prematuros. "O Hospital da Mulher dispõe de 9 leitos Uti Neonatal, 7 leitos UCINCO-unidades de leitos intermediários, disponíveis para recém-nascidos com distúrbios respiratórios moderados e leves, risco infeccioso, além de prematuros moderados e tardios, sendo essas as causas apontadas pelo alto índice de prematuridade em gestações de risco", explica a presidente.