“O Núcleo não assume uma posição específica, por ser algo particular da fé de cada um/a”. A declaração é do Núcleo Evangélico do PT, respondendo ao Protagonista sobre seu posicionamento em relação às questões LGBTQ+, inclusive casamento gay. “O próprio Jesus nos dá o livre arbítrio de tomar o nosso posicionamento frente a tudo, inclusive às questões de caráter ético”, destacam. Uma posição surpreendente e bem diferente da maioria dos evangélicos, que chegam a ser radicais em relação a relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. A seguir, entrevista completa.
O Protagonista - Qual a posição do Núcleo em relação ao casamento gay e a todas as questões LGBTQ+?
Núcleo Evangélico do PT – Com relação às questões LGBTQ+, o NEPT não assume uma posição especifica, por ser algo particular da fé de cada um/a. A nossa luta é por justiça. O próprio Jesus nos dá o livre arbítrio de tomar o nosso posicionamento frente a tudo, inclusive às questões de caráter ético.
O Protagonista – Mas o que vocês acham dessas discussões em torno do tema LGBTQ+?
Núcleo Evangélico do PT - Pelo viés do direito civil, todos os direitos devem ser iguais para toda e qualquer pessoa, sem acepções. O NEPT luta pela justiça e ela não privilegia ninguém. E isso diz respeito também à orientação sexual de cada pessoa. É preciso conviver com a diversidade e o respeito. Enquanto evangélicos/as, seguimos Cristo, que nos ensina a amar, acolher e a ter empatia pelas pessoas.
O Protagonista - Qual a estruturação do Núcleo?
Núcleo Evangélico do PT – Com relação à nossa estruturação, há uma coordenação nacional, estaduais e, conforme vai se formando um novo núcleo, em nível territorial ou municipal, há uma coordenação no sentido de organizar o coletivo.
O Protagonista - Tem atuação só em Feira?
Núcleo Evangélico do PT - Na Bahia há a coordenação estadual e coordenações municipais nos vários municípios, dentre eles Salvador, Feira de Santana, Santa Bárbara, Cruz das Almas, dentre outros.
O Protagonista – Quais os objetivos e quem forma o Núcleo de Evangélicos do PT?
Núcleo Evangélico do PT - O Núcleo de Evangélicos do PT (NEPT) é formado por filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, evangélicos e protestantes das diversas denominações, comprometidos com a construção do projeto democrático popular, o fortalecimento da democracia e a busca da justiça para todos, dentre outros objetivos voltados para o enfrentamento do sofrimento do povo brasileiro. O NEPT é organizado nacionalmente e em vários estados brasileiros.