Mais de 160 profissionais de transporte de carga que trafegam pela BR-324 foram contemplados com avaliação antropométrica, orientação sobre os cuidados com a saúde bucal, alongamento com fisioterapeutas e orientação sobre importância da assistência psicológica em ação realizada ontem, 10, durante a ação Transportando Saúde nas Cidades do SEST SENAT Feira de Santana.
Para José Ricardo, motorista de carreta, as ações da unidade servem de incentivo para os profissionais que trabalham nas rodovias.
"É muito bom para nós caminhoneiros que tempo pouco de folga. Agradeço ao SEST SENAT por ter realizado esse grande evento que trouxe saúde, prevenção, alimentação".
Quem passou pelo Posto São Gonçalo, local da ação, pôde aferir a pressão arterial, realizar teste rápido de glicemia e receber orientações sobre saúde, segurança no trabalho, ergonomia e condução segura.
De acordo com a coordenadora do SEST, Márcia Cristina, a intenção é auxiliar esses profissionais na prevenção da sua saúde.
"Nessa ação já pegamos uma média de 10% a 15% de motoristas com pico de hipertensão, como também o nível de diabetes super alto. São pessoas com risco de saúde e que estão na estrada", explica.
Para o diretor da unidade, Daniel Correa, os serviços foram levados para um ponto de fácil acesso com a finalidade de despertar nesses profissionais uma intenção de ter mais cuidado com a saúde.
"Muitos deles possuem uma rotina intensa e, por conta disso,  viajam o dia todo e passam muito tempo fora de casa. Então a saúde acaba ficando em segundo plano", pontua.
Transportando Saúde - A ação "Transportando Saúde nas Cidades" faz parte do programa CNT SEST SENAT – Prevenção de Acidentes e tem como objetivo proporcionar melhores condições de saúde e de bem-estar aos trabalhadores do setor de transporte, contribuindo na prevenção de possíveis doenças e incentivando a adoção de hábitos saudáveis.
(Fonte: Ascom - SEST SENAT Feira de Santana)