Feira de Santana é um dos quatro municípios baianos que atingiram o índice Firjan 2019 em nível de “gestão de excelência”. Estão na lista seleta também as cidades de Salvador, Candeias e Barrocas.
Os quatro municípios atingiram níveis superiores a 0,8 ponto, conforme o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFJF). A pontuação vai de 0 a 1. As quatro cidades mais bem avaliadas representam 0,9% do total dos 417 municípios do estado.
A lista com as dez cidades melhores no ranking de gestão são, pela ordem: Salvador, Candeias, Barrocas, Feira de Santana, Paulo Afonso, Alagoinhas, Coribe, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Ibirapuã. Os dados do Firjan divulgados na quinta-feira (31/10) são relativos a 2018.
BOA GESTÃO - Abaixo da linha de “gestão de excelência”, com números superiores a 0,8, a classificação coloca no conceito “boa gestão”, as cidades que obtiveram resultados entre 0,6 e 0,8. Neste caso, são 35 municípios, porcentagem de 8,4% do estado. Além das 6 cidades que estão entre as 10 com melhores gestões fiscais no estado, aparecem Teodoro Sampaio, Mata de São João, Brumado, Lapão, Camaçari, Pojuca, Gentio do Ouro, Dias D’Ávila, entre outros. 
O IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – é um estudo da Federação que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
(Foto: Reginaldo Pereira)