De acordo com o relatório do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), 157.359.07 toneladas de resíduos sólidos e 18.783.72 toneladas de entulho foram coletadas em Feira de Santana, no ano de 2018. Mas apesar de todo esse trabalho, muitos moradores ainda insistem em descartar entulho e lixo em calçadas e no meio de ruas e avenidas, apesar de ser irregular e passível de notificação e multa.
O Núcleo de Fiscalização da SESP emitiu 4.346 notificações e 915 autos de infração, em 2018. O relatório informa, também, que 245 pessoas foram notificadas por meio de edital.
Mas tudo isso não inibiu um morador da rua Calamar, bairro da Conceição. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um verdadeiro absurdo. Sobras de uma obra espalhadas ao longo de parte da rua Calamar, na calçada por onde passam os pedestres.
A multa de R$159,20 parece não ter inibido o mal educado morador. O flagra foi feito por um mototaxista, identificado como Motoboy Solitário, que registra flagrantes como esse pela cidade. A Secretaria de Serviços Públicos por certo vai recolher o material. Que o autor da falta de educação seja identificado e multado, como determina a lei.