As entidades assistenciais desempenham um papel fundamental e importante para ocupar as lacunas deixadas pelo poder público. Geralmente são criadas e conduzidas por abnegados, gente que abre mão de boa parte de sua vida para ajudar ao próximo.
Um bom exemplo disso existe no bairro George Américo. Há 16 anos a Associação Comunitária Prontos para Servir desenvolve um trabalho social digno de elogios.
A entidade foi fundada em 2 de julho de 2003, mas só foi registrada oficialmente em 11 de novembro de 2004.
Um dos fundadores e atual diretor administrativo, Marcos Luiz dos Santos Gonzaga explica que tudo nasceu da vontade de ajudar ao próximo. “Um grupo de amigos, que convivia diariamente com as dificuldades aqui do bairro desde o início, resolveu se unir para servir e daí nasceu a associação”, relata.
O sonho virou realidade e de lá para cá o número de pessoas beneficiadas só aumentou. “Temos quase 700 famílias cadastradas na associação. Oferecemos, em parceria com o governo municipal, advogados, assistentes sociais, psicólogos, além de termos a distribuição de alimentos”, destaca Marcos Luiz, destacando a entrega de cestas básicas e leite.
De acordo com relatório da entidade, 2.242 pessoas foram beneficiadas em 2018 pela associação.
Atualmente a presidente da associação é Emilly Almeida Costa. A entidade tem sede à rua BVASP, 720, próximo ao colégio Norma Suely. Marcos faz questão de salientar que ninguém paga nada pelos serviços e assistência recebidos.
Além de Marcos Luiz, outros fundadores da entidade são: Horácio Lima Espírito Santo, Evanildo de Souza Ferreira, Josafá Santos, Maria Avany Montino Matos, Orlando Rodrigues.