O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, já em casa, após alta médica. Está em recuperação após o princípio de infarto que sofreu na semana passada.
Dom Itamar retornou para casa nessa terça-feira (3), após ser internado inicialmente no Hospital Unimed e, posteriormente, no Incardio.
No próximo dia 13 o religioso de 79 anos deve ser submetido a uma reavaliação médica. Saberá se poderá retomar às atividades sacerdotais, como as visitas às comunidades.
“Não ficaram sequelas, graças a Deus. Minha expectativa é de retornar às atividades, mas, evidentemente, com um ritmo moderado”, disse ao Protagonista. Até o próximo dia 13 a recomendação é de repouso absoluto.
Quanto a seu futuro, Dom Itamar garante que não pretende retornar em definitivo ao Rio Grande do Sul. “Irei em janeiro, provavelmente. Estou na Bahia há 35 anos, há 24 anos em Feira de Santana, e todos os anos vou uma vez à minha terra visitar minha família. Vou continuar a fazê-lo”, acentua.
Sobre o susto do princípio de infarto, Dom Itamar diz que o momento é de reflexão. “Vamos reduzir o ritmo de atividades. São 48 paróquias e 600 comunidades. Sempre fiquei feliz em ir às comunidades. Praticamente não tina noites livres e as viagens são desgastantes. São atribuições de um arcebispo emérito, mas vou reorganizar minha vida. Menos compromissos, principalmente à noite”, concluiu.