O deputado estadual Targino Machado (DEM) tem uma característica peculiar de ser objetivo e, às vezes, polêmico em suas declarações. Nessa entrevista exclusiva ao Protagonista ele revela, enigmático, que estará com ACM Neto e José Ronaldo em 2020, “mas com direito a não estar no palanque de Colbert”. Como isso vai ocorrer, por enquanto só ele sabe. E não revela. Também diz que vai apoiar diversos candidatos a vereador em Feira, “por gratidão”. E, sem falsa modéstia, avalia que é “disparado o deputado mais combativo da Assembleia Legislativa da Bahia”. A seguir a entrevista de Targino na íntegra.

O Protagonista - O sr. diz que não é pré-candidato a prefeito de Feira. Mas pontua sempre bem nas pesquisas feitas e divulgadas até agora. Esse bom desempenho pode fazer com que o sr. mude de ideia sobre uma possível candidatura?
Targino Machado - Quanto às pesquisas, que somente retratam o momento, apraz-me muito ver a citação do meu nome. O importante é continuar caminhando, com fidelidade a princípios éticos e morais, sempre em busca do estabelecimento de novos caminhos, em direção aos anseios da população, para a construção de um novo ano pleno de realizações para todos.
O Protagonista - O deputado Targino é um dos mais combativos e presentes na Assembleia Legislativa. Faz uma oposição linha dura ao governo do estado. Qual sua avaliação de suas atividades em 2019 na ALBA?
Targino Machado - A atuação de todos os deputados deverá ser objeto de relatório da Assembleia, em breve. Creio que, novamente, serei apontado como o deputado mais atuante, com folga. Quanto a ser um dos mais combativos, discordo, pois sou, disparado, o mais combativo, além de ser o deputado recordista na oposição, completando 22 anos. Este é um recorde difícil de ser alcançado. Enfim, é muito mais fácil fazer parte do governo.
O Protagonista - Qual sua relação com o governo municipal, com o ex-prefeito José Ronaldo e com o prefeito Colbert Filho?
Targino Machado - Minhas relações políticas são conhecidas: muito boa com o ex-prefeito Zé Ronaldo e de oposição ao prefeito Colbert.
O Protagonista - Recordista de votos para deputado estadual em Feira de Santana, com 42.200 votos, o sr., caso não venha a ser candidato, certamente será bastante cortejado para apoio. O que pensa sobre isso?
Targino Machado - Quanto a apoio em 2020, estou certo, irei apoiar diversos candidatos à vereança, em retribuição e em nome do princípio da gratidão. Quanto à campanha para prefeito, tenho dito, estarei com ACM Neto e Zé Ronaldo, mas com direito a não estar no palanque de Colbert, não por razões pessoais, mas por divergências políticas e de gestão do município. Estou fechado para balanço político. Em 2020 irei pensar tempestivamente. Feliz ano novo!