O empresário João Zito Borges foi vereador entre 1997 e 2000 em Feira de Santana. Ele está há dez anos sem disputar uma eleição, mas tem o nome cravado na política feirense. Em entrevista ao Protagonista, confirma que é pré-candidato. Muito próximo do ex-prefeito José Ronaldo, espera ser um dos agraciados com seu apoio. E bem ao seu estilo sincero, dá uma cutucada na direção municipal do PSDB, seu partido.

O Protagonista – O sr. é pré-candidato a vereador nas eleições de outubro em Feira de Santana?
João Zito – Sim, sou pré-candidato a vereador.
O Protagonista – Seu partido, o PSDB, vem forte na disputa por cadeiras na Câmara. Qual avaliação o sr. faz da concorrência interna na legenda?
João Zito - Eu acredito que o PSDB ainda está desarrumado para a eleição. O presidente municipal é Yuri, filho da vereadora Eremita, e ele ficou de organizar o partido, porém até o momento eu não participei desta arrumação.
O Protagonista – O sr. é bem próximo do ex-prefeito José Ronaldo. Isso pode ajudar em sua campanha?
João Zito - Com relação à minha amizade com o ex-prefeito José Ronaldo, isto não dá garantia de ajuda, pois ele tem muitos apadrinhados para ajudar. Espero poder contar com o apoio dele. Se isto de fato ocorrer, com certeza será uma grande ajuda.
O Protagonista – Ex-vereadores, como o sr., anunciam que vão disputar a eleição para vereador novamente. Isso é positivo para a Câmara e para a sociedade?
João Zito - A candidatura de pessoas que já estiveram na Câmera e mostraram um bom trabalho, com poder de independência igual a mim, com certeza trarão experiência e será bom para a cidade, pois teremos mais coragem de cobrar e fiscalizar do que aqueles que dependem exclusivamente do poder do município para a sua eleição ou reeleição.
O Protagonista – O sr. ficou fora da Câmara Municipal durante alguns anos, sem disputar eleição. Isso pode atrapalhar? Onde está o eleitorado de João Zito?
João Zito - Eu realmente fiquei um bom tempo sem participar de uma eleição. Exatamente 10 anos, mas em momento algum parei de fazer política. Sempre que tive a oportunidade estive presente nos momentos políticos do nosso município e os votos que espero ter serão, com certeza, das pessoas que desejam uma Câmara independente e de pessoas comprometidas com o desenvolvimento do nosso Município. Pessoas que tenham condições de poder fazer boas indicações, que tenham bons argumentos para ajudar a trazer recursos e novas empresas para gerar mais empregos e renda para o povo, pois a função do vereador, além de fiscalizar os órgãos públicos municipais e as contas do prefeito, é também de ajudar a proporcionar o desenvolvimento.