As chuvas torrenciais, acompanhadas de raios, que caíram na região de Feira de Santana na noite do dia 1º de janeiro resultaram na danificação do inversor de energia solar que alimenta a ERB (Estação Rádio Base), principal equipamento do Sistema Feira Digital, situado no morro de São José, no distrito Maria Quitéria. Desde então o sinal de internet não está sendo disponibilizado nos distritos de Feira de Santana.
O inversor fica instalado próximo aos equipamentos que transmitem a internet. No morro de São José não possui rede de energia elétrica - que é suprida por sistema solar, através do inversor. 
Todas os equipamentos públicos situados nos distritos, como policlínicas, Unidades de Saúde da Família, escolas, entre outros, estão sendo afetados. 
Segundo Ícaro Grimaldi, diretor de Projetos e Sistemas da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura, Egberto Tavares Costa, o fornecimento de internet será normalizado em curto prazo. Um novo equipamento, para substituir o que foi danificado, está vindo da cidade de Ipiaú. 
"Nós já solicitamos desde a quinta-feira um novo equipamento, que chegará à cidade o mais rápido possível. Esperamos que até o final do dia já estejamos com o sistema no ar, porque ainda dependemos da condição do tempo também e dos profissionais que têm que subir no morro. O acesso é ruim, é muita lama, e o pessoal sobe andando", explica.
O programa Feira Digital, mantido pelo Governo Colbert Filho, disponibiliza internet gratuita na cidade e zona rural. Já é utilizada por aproximadamente 30 mil usuários autenticados.
(Fotos: Secom)