A grande interrogação sobre as eleições municipais em Feira de Santana vai evaporando aos poucos. Todos querem saber: afinal de contas, José Ronaldo vai ou não dar seu carimbo e digitais na campanha de Colbert Filho à reeleição em outubro?
Para o experiente jornalista Joilton Freitas, âncora do conceituado programa Rotativo News, na Rádio Sociedade de Feira, as recentes movimentações de bastidores indicam que José Ronaldo vai, sim, apoiar Colbert.
Em agosto de 2019, em artigo publicado no Protagonista (leia mais), Joilton analisou o momento político de Feira de Santana. Falou na polarização que se anunciava nas eleições em Feira, entre dois grupos representados por José Ronaldo e pelo deputado petista Zé Neto. E que outras pré-candidaturas seriam “engolidas”.
Em seu comentário no programa Rotativo News esta semana, Joilton cravou o seguinte: “se caminha (a eleição), naturalmente, para o apoio de José Ronaldo a Colbert. Ronaldo é uma das maiores lideranças de todos os tempos em Feira de Santana e tem poder de decisão”, avalia.
Joilton compara a força política de José Ronaldo a nomes históricos como Colbert Martins, João Durval e José Falcão.
“Em minha ótica, não vejo como ser diferente. Como e por que José Ronaldo não apoiaria Colbert? Ronaldo não é de fazer movimento brusco na política. Mudar seu candidato seria um movimento brusco. A candidatura a governador, por exemplo, foi um movimento brusco, mas calculado”, analisa.
Ainda em seu comentário, Joilton considera que José Ronaldo sabe jogar o xadrez político de forma inteligente como ninguém. “Ele não iria dar uma guinada fora da linha coerente e sensata”, acentua.
Sobre o deputado estadual Targino Machado (DEM), Joilton acredita que não será candidato, “porque essa decisão passa pelo crivo de ACM Neto, presidente nacional do partido. Ele e José Ronaldo não permitirão a candidatura de Targino e ele não pode ser candidato dele mesmo”, prevê.
Sobre o ex-deputado, radialista e atual Ouvidor Geral do Estado, Carlos Geilson, Joilton entende que precisa articular e aglutinar partidos que possam alavancar sua candidatura.