O advogado Rafael Pinto Cordeiro elaborou um abaixo assinado virtual na internet cobrando da prefeitura de Feira de Santana a suspensão da cobrança do IPTU 2020 em Feira de Santana. Através do link https://www.change.org/adiamentoiptu2020 o internauta/contribuinte pode expressar sua vontade. Rafael Cordeiro, que já foi secretário municipal de Saúde e de Cultura, Esporte e Lazer, enviou uma nota ao protagonista, justificando o movimento.
“Mesmo em tempos de coronavírus, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana não suspendeu nem adiou o pagamento do IPTU 2020, como os governos Federal, Estaduais e diversos Municípios têm feito ao redor do país com seus tributos.
Entendemos haver uma insensibilidade social e econômica muito grande por parte do gestor municipal em tempos da doença covid-19.
Essa cobrança afeta não só os comerciantes da cidade (sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, que precisam de caixa para manter seus negócios e empregos que geram através da atividade econômica) mas também a todo cidadão que de forma direta ou indireta paga o IPTU.
Todos nós, proprietários ou locatários de imóveis residenciais e/ou comerciais, nesse momento de profunda crise, solicitamos e aguardamos do Poder Público o imediato adiamento da cobrança do IPTU para que possamos ultrapassar esse momento difícil com mais tranquilidade e com a possibilidade de nos reerguemos mais fortes e aptos a contribuir com a municipalidade.
Essa é a única solução que se aguarda nesse momento da autoridade local, por ser de mais puro direito e justiça!”