A inauguração do Hospital Clériston Andrade 2 está adiada – estava prevista para esta segunda (6). A confirmação foi dada ao Protagonista pelo deputado Zé Neto por volta de 13h50min deste domingo (5).
O adiamento da entrega da obra não é novidade. Bem ao contrário. O Protagonista pesquisou e ao final da matéria mostra reportagens publicadas em outros veículos de comunicação, com datas e prazos estabelecidos, mas que não foram cumpridos.
De acordo com o deputado petista, “não há condição, nesse momento, de inaugurar o hospital. Tivemos dificuldades operacionais devido à chuva das últimas semanas em Feira. Tem veículo pesado e equipamento que só hoje (domingo) conseguimos trazer para dentro”, explica.
Não há uma previsão segura de uma nova data, pelo menos neste momento. “A ordem do governador Rui é agilizar ao máximo, inclusive trabalhando em três turnos, para inaugurar”, destaca.
Os 40 leitos de UTI da nova unidade certamente serão importantes para salvar vidas em Feira de Santana, já colapsada pela falta de vagas de UTI nas unidades públicas e privadas. Porém, vale salientar que as 40 vagas de UTI do novo Clériston Andrade não serão exclusivas para Feira de Santana. Serão compartilhadas por outros municípios.
CRONOLOGIS DAS PROMESSAS:
Bahia Notícia/13/03/2020 - O secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, esteve em Feira de Santana nesta sexta-feira, visitou as obras do Hospital Clériston Andrade 2 e previu a inauguração do novo equipamento público para maio de 2020. As informações são do portal Acorda Cidade.
Segundo o secretário, a obra está cumprindo o cronograma estabelecido e o prédio deve ser concluído em março de 2020. Entretanto, devido a uma série de intervenções complementares que só devem ser contratadas em janeiro, a inauguração deverá acontecer apenas em maio.
As obras para a construção do Clériston Andrade 2 foram autorizadas e iniciadas em janeiro de 2019.
Acorda Cidade/19/03/2020 - O governo da Bahia vai acelerar as obras do Hospital Clériston Andrade 2, em Feira de Santana. A intenção da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), segundo o Bahia Notícias, é de antecipar a inauguração da unidade de saúde para o final do mês de maio. De acordo com o titular da pasta, Fábio Vilas-Boas, em caso de necessidade o equipamento e os 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) que possui poderão ser utilizados para casos mais graves de infecções pelo coronavírus. Feira de Santana foi a primeira cidade da Bahia a registrar casos confirmados de Covid-19. Atualmente o município registra cinco casos.
Varela Notícias/05/06/2020 - O novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA 2), em Feira de Santana, deve entrar em funcionamento no próximo dia 29/06, segundo informou o secretário estadual da Saúde Fabio Vilas Bôas nesta sexta-feira (5).
Acorda Cidade/05/06/2020 - O novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA 2), em Feira de Santana, deve entrar em funcionamento no dia 29 de junho, fortalecendo a rede de saúde com mais 40 leitos de UTI, disponíveis para o tratamento dos pacientes mais graves da Covid-19. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5), pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, em suas redes sociais. 
Metro1/05/06/2020 - O novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA 2), em Feira de Santana, deve entrar em funcionamento no próximo dia 29/06. A unidade vai ofertar 60 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 40 de UTI. A informação foi divulgada hoje (5) pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, em suas redes sociais.
Acorda Cidade/29/06/2020 - O Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas-Boas, visitou as obras do novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), na tarde desta segunda-feira (29/06). Antes, ele esteve em Paulo Afonso e, em seguida, em Juazeiro. Em Feira de Santana, Vilas-Boas realizou uma visita técnica aos 40 leitos de UTI e também no centro cirúrgico desta nova unidade hospitalar, prevista para inaugurar na próxima segunda-feira (06/07), inicialmente para atender a demanda de pacientes com covid-19.
“O hospital já está quase pronto, a parte de acabamento já foi concluída, estamos testando os mobiliários e trabalhando na instalação dos equipamentos e no paisagismo de entorno. Na próxima semana, o Governador Rui Costa vai entregar esse novo hospital ao povo de Feira de Santana e região”, disse o secretário.