O número de óbitos por coronavírus cresce em Feira de Santana. Nos últimos dois dias (terça (21) e quarta (22), foram informadas 13 mortes, pela Secretaria Municipal de Saúde.
Foram 8 óbitos na terça-feira e mais 5 na quarta. O total de mortes registradas por covid-19 no município já chegou a 119. Mesmo assim, segundo informações da SMS, Feira tem índices baixos de óbitos em relação a outras cidades baianas, inclusive Salvador, na relação mortes/habitantes.
Alto também é o número de novos casos positivos informados pela Secretaria de Saúde - 193 na terça e mais 102 na quarta. Total em dois dias: mais 295 infectados e testados positivos.
O que chama a atenção é que na relação existem óbitos registrados em junho sendo informados apenas agora, próximo do final de julho. Quase um mês após a morte dos pacientes - na terça-feira foram informados óbitos de 22 e 27 de junho. A explicação da SMS é a seguinte: A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
A tendência, segundo um experiente profissional médico de Feira informou ao Protagonista, é que nos próximos dias esses números cresçam, devido à maior flexibilização de atividades comerciais em Feira. O alento é que pelo menos a taxa de ocupação de leitos de UTI, na rede particular e pública, segue em níveis confortáveis.