A indicação de Fernando de Fabinho (DEM) para ser o candidato a vice na chapa de Colbert Filho é um fato recente, mas iniciado em 2019. O zumzumzum começou em setembro de 2019 (reveja), em uma aparição do ex-deputado em um evento com o senador Otto Alencar (PSD).

O Protagonista vem acompanhando a movimentação política de Fernando desde então. Logo após, o ex-deputado democrata participou de evento, em dezembro de 2019, com José Ronaldo em Santa Bárbara. Surgiam ali os primeiros burburinhos de uma possível volta de Fernando ao cenário político, após 10 anos (reveja).

Em janeiro de 2020, Fernando esteve um um evento da Prefeitura de Santa Bárbara, novamente ao lado de Otto Alencar, quando disse “não” ao convite para ingressar no PSD (reveja).

Em fevereiro de 2020 o vereador Lulinha (DEM) sugeriu que Fernando fosse o vice na chapa de Colbert (reveja).

Já no mês de abril de 2020, em entrevista exclusiva ao Protagonista, tentou desconversar sobre uma possível volta à cena política em Feira, mas deixou claro que estava à disposição do partido (reveja).

A partir daí iniciou, inclusive, alguns contatos políticos em Feira de Santana. Inclusive buscando a candidatura a prefeito de Feira, como afirmou o deputado Targino Machado (reveja).

Quando o ex-prefeito José Ronaldo, mais recentemente, confirmou que Fernando de Fabinho estava no páreo como candidato a candidato a vice na chapa de Colbert, aí as raízes dessa candidatura já haviam se espalhado dentro do grupo ronaldista (reveja). No final de semana apareceu em evento na zona rural ao lado de Colbert e Ronaldo. Era a senha de que a definição estava encaminhada (reveja).