Nestas eleições municipais de novembro a expectativa de especialistas é de um grande número de abstenções – votos nulos ou em branco – gerado também pela pandemia de covid-19 e o medo de contágio. Talvez por isso, uma empresa de hambúrguer - isso mesmo – tenha encomendado e divulgado uma peça publicitária muito inteligente, onde aconselha o eleitor a comparecer às urnas.

A peça publicitária é um vídeo de 59 segundos. Nele, a empresa Burguer King, através da agência, leva o eleitor/cliente a uma reflexão sobre a importância do voto, usando o hambúrguer, carro-chefe do cardápio da empresa, como instrumento da reflexão.

Em resumo: oferecem um hambúrguer a pessoas nas ruas. Ao mastigar, percebem que dentro não há a carne, só cebola. Evidentemente não gostam. O questionamento é imediato e a resposta é que leva as pessoas a refletir: a mensagem passada é que as pessoas estavam comendo um alimento incompleto, decidido por outras pessoas, uma ação comparada a votar em branco, pois o eleitor, assim, estaria deixando que outras pessoas decidam seu futuro.

A Burguer King conseguiu “vender seu peixe” e, de quebra, passar uma mensagem importante para o cidadão.