Uma pesquisa de intenção de voto, estimulada, feita pelo Instituto Ágora, contratada pelo Blog do Velame, confirma o cenário de segundo turno nas eleições municipais de Feira. De acordo com a consulta, Colbert Filho (MDB) lidera com 24,6%, tendo uma disputa acirrada entre o deputado Zé Neto (PT) e o ex-deputado Carlos Geilson (Podemos) pela outra vaga no segundo turno.

Geilson, com 14,9%, e Zé Neto, 16,6%, estão, de acordo com a pesquisa, empatados tecnicamente, considerado o limite da margem de erro. O vereador Roberto Tourinho (PSB) foi citado por 7,2%. Marcela Prest (PSOL) tem 3,9 e a deputada federal Dayane Pimentel (PSL) aparece com 3,4% das intenções de voto. Carlos Medeiros (NOVO) é citado por 3,1% dos entrevistados. O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) aparece com 0,9% das intenções de voto. Não sabe, ou não respondeu 7,1%. 18,4% dos pesquisados responderam que não votaria em nenhum dos nomes apresentados.

O desempenho de Geilson é coerente com as pesquisas realizadas e divulgadas em 2019, quando ele quase sempre pontuou bem. Surpreendente foi a vertiginosa queda do deputado federal Zé Neto, que até então aparecia na liderança de todas as pesquisas anteriores.

Analisando os dados da pesquisa do blog, Carlos Geilson cresceu no universo de eleitores de Zé Neto. Ambos estão no grupo liderado pelo governador Rui Costa. Os números, certamente, devem acender o sinal de alerta no grupo que é oposição em Feira e podem levar Rui Costa a, enfim, reconhecer a força de Geilson, até aqui não teve o mesmo “carinho” dedicado a Zé Neto.

Colbert Filho manteve a média crescente de pontos após José Ronaldo declarar apoio à sua busca pela reeleição.

A pesquisa encomendada pelo Blog do Velame apresentou o nome dos candidatos a prefeito e dos respectivos vices aos eleitores entrevistados. Foram realizadas 20.063 ligações. Destas, 10.884 atenderam, 920 responderam à pesquisa. O programa cruza dados conforme perfil de sexo, escolaridade e idade. Por isso só foram computadas 613 entrevistas.

A probabilidade dos resultados retratarem a realidade é de 95%, com margem de erro de quatro pontos – para mais ou para menos.  Os candidatos Nelson Roberto (PRTB) e Orlando (PCO) não foram incluídos no levantamento, que foi contratado antes da confirmação das candidaturas de ambos. A  identificação da pesquisa no TRE BA é 00937/2020.

Instituto Ágora é uma empresa que aplica um formato de pesquisa automatizado realizado por telefone. Segundo o site do instituto, a metodologia é a mesma utilizada pelo DataFolha, onde são utilizadas informações sobre eleitores obtidas do Tribunal Superior Eleitoral e dados sobre sexo e faixa etária, com base no IBGE.