A Justiça Eleitoral confirmou, nesta terça-feira (13), que o prefeito Colbert Filho (MDB) está apto a concorrer à reeleição no próximo dia 15 de novembro. A decisão foi anunciada pela juíza da 156 Zona Eleitoral, dra. Dalia Zaro Queiroz, ao julgar improcedente o pedido de impugnação, feito pelo Ministério Público do Estado (MPE-BA) referente a candidatura do atual prefeito.

Através da ação, o MPE protocolou manifestação solicitando a impugnação da candidatura do prefeito Colbert Martins Filho à reeleição. O pedido teve como base a alegação de falta de pagamento de multa da Justiça Eleitoral , no valor de R$ 150 mil, relacionada a eleição de 2014, para deputado federal.

O prefeito Colbert Martins Filho relatou que o problema foi ocasionado quando do recebimento de uma doação do MDB para sua campanha , em 2014, e que o cheque voltou. Em seguida, o depósito teria sido anulado e outro cheque apresentado. Em função disto, houve equívoco na interpretação, com a Justiça considerando duas doações e que o candidato teria declarado só a metade. Ele relatou ainda que houve falha na sua defesa, o que provocou o problema, já resolvido com o parcelamento da multa.