Uma comunidade localizada na periferia de Feira de Santana, com moradores de baixa renda, curiosamente é o que menos tem casos de coronavírus registrados no município. Nos Três Riachos, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, apenas uma pessoa contraiu a covid-19 – e já se recuperou.
O que chama a atenção é que a comunidade de Três Riachos é uma das mais carentes de Feira de Santana. Localizada às margens da BR 116 Sul, próxima ao rio Jacuípe, não tem infraestrutura.

Além dos Três Riachos, outras oito localidades registraram apenas um caso de coronavírus em Feira: Conjunto Bom Viver, Conjunto Francisco Pinto, bairro Galileia, povoado de Alecrim Miúdo, povoado Candeia Grossa, Loteamento Elza Azevedo, povoado Tapera e povoado Areia1.

Enquanto isso, na outra ponta da lista, o bairro do Tomba continua registrando o maior número, com 665 casos confirmados. O SIM é o segundo nesta relação, com 631. As informações são da Divisão de Vigilância Epidemiológica da SMS. O Protagonista prepara uma matéria especial sobre os motivos que fazem da comunidade de Três Riachos tão pouco vulnerável ao coronavírus.

Confira a lista completa de bairros e localidades feirenses atingidas pela covid-19, de acordo com dados da Secretaria de Saúde.