Notícia

Atualizado em: 28-09-2023 16:37

Audiência Pública debate metas do Plano Municipal de Educação em São Gonçalo dos Campos

Audiência Pública debate metas do Plano Municipal de Educação em São Gonçalo dos Campos
Audiência Pública debate metas do Plano Municipal de Educação em São Gonçalo dos Campos Audiência Pública debate metas do Plano Municipal de Educação em São Gonçalo dos Campos

Apresentar dados e informações sobre o monitoramento do Plano Municipal de Educação, avaliando avanços e quais os pontos que precisam de maior atenção foi o objetivo da Audiência Pública realizada nesta quinta-feira (28), no Cine Teatro. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos, através da Secretaria de Educação do município, reuniu alunos, professores, gestores, sociedade civil e autoridades locais, promovendo um importante debate em torno da educação. 

A avaliação do plano foi apresentada pela Coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Alessandra Falcão, com o apoio de alguns professores presentes, mostrando que São Gonçalo dos Campos possui 20 metas a serem executadas, 168 estratégias e 48 indicadores, que seguem o mesmo formato do Plano Nacional de Educação. 

De acordo com Alessandra, das 20 metas, São Gonçalo dos Campos alcançou 50 por cento. “Esses outros 50 por cento a gente ainda não alcançou, mas isso não quer dizer que as estratégias não estejam sendo desenvolvidas, porque é algo que vem de cima para baixo. O próprio plano nacional e o estadual ainda não alcançaram nem 50 por cento por vários motivos, a questão do financiamento da educação, do desenvolvimento das políticas públicas nos municípios e nós estamos avançando”, definiu.

A coordenadora do Fórum explicou que “bater a meta” é algo muito relativo, pois nacionalmente existem algumas que não foram alcançadas, mas que o nosso município já alcança. “ A meta um, por exemplo, a gente não conseguiu avançar tanto porque tivemos no ano de 2017 as nossas creches fechadas, não foi possível evoluir, mas em 2021 o número de alunos praticamente dobrou nas nossas escolas de educação infantil. A meta vinte, por exemplo, é uma das que o plano nacional não conseguiu atingir, mas aqui em São Gonçalo, o nosso município já contempla”, explicou. 

A professora Maria José Sepúlveda, que participou da abertura da audiência, destacou a importância do evento para a democratização da educação. “Devemos ter a consciência de que estamos aqui discutindo e trazendo sugestões para a melhoria na educação do nosso município, estamos lutando pela democratização da educação. Estamos buscando melhorar a políticas públicas em nosso município e somos felizes, pois há anos não tínhamos essa oportunidade, não falávamos em audiência pública, e hoje estamos aqui”, disse.  
O professor Edvaldo Daltro, que é uma referência na educação do município, chamou a atenção para que sejam implementadas políticas que façam com que o jovem não precise buscar oportunidades fora de São Gonçalo dos Campos. “Precisamos mudar a educação porque a nossa cidade é considerada um centro de exportação de pessoas. Ao chegar nos 18 anos, não havendo espaço para os jovens estudarem, trabalharem, eles vão embora. Precisamos manter o jovem nesse solo”, disse. 

A secretária de educação, Ana Cláudia, destaca que o Plano Municipal de Educação possui validade de dez anos, portanto, não se trata de um plano de gestão. “Esse espaço está aberto para toda a sociedade, pois entendemos que a gente só consegue discutir políticas públicas com a presença de cada um de vocês. Tudo o que estiver em pauta de discussão aqui será documentado para fazer parte da construção dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Educação”, pontuou.  

Além da secretária de educação, outros gestores estiveram presentes como a secretária de planejamento, Aline Pascoal, a secretária de Saúde, Camila Farani, o secretário de cultura, Vinícius Braz e o secretário de desenvolvimento, Cloves Lopes.  Os vereadores Gilson Cazumbá e Sérgio de Dezinho também se fizeram presentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos

Comentários (0)

Leia mais

Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 20:40

Serrinha: senador Otto Alencar reafirma apoio do PSD a Ferreirinha


Polícia - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 19:52

Irmão de Eremita Mota é assassinado dentro de casa


Política - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:53

Igor Kannário tem dupla jornada na Micareta de Feira: pagodeiro e fantoche político


Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:51

Eleições 2024: só um vereador ainda não definiu candidato a prefeito


Política - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:25

"Tamo junto, Zé Neto. Até depois do fim", diz Kannário na Micareta 


Publicidades