Notícia

Atualizado em: 01-12-2021 14:40

"Enfrentamos abandono", reclama mulher infectada pela AIDS há 23 anos

Josefa dos Anjos expôs as necessidades dos Infectados pelo HIV em Feira de Santana
"Enfrentamos abandono", reclama mulher infectada pela AIDS há 23 anos "Enfrentamos abandono", reclama mulher infectada pela AIDS há 23 anos

As pessoas portadoras do HIV (AIDS), bem como do HTLV (outro vírus grave à saúde humana), enfrentam dificuldades em Feira de Santana, devido à assistência precária por parte dos serviços da Prefeitura Municipal. A reclamação foi levada a público nesta quarta (1), na Tribuna Livre da Câmara, pela vice-presidente da Associação dos Familiares e Amigos de Pessoas Vivendo com HIV-AIDS nesta cidade, Josefa Faria dos Anjos. Hoje, mundialmente, é o Dia de Combate à AIDS, uma data que também marca o início do Dezembro Vermelho. Nesse período, acontecem campanhas de conscientização junto à sociedade em relação à doença e suas consequências.

Soropositivo há 23 anos, ela diz representar "rosto e voz das pessoas" que convivem com o HIV  em Feira. "Estamos enfrentando abandono", afirma. Embora sejam "bons e esforçados", são insuficientes os médicos e enfermeiros à disposição do atendimento a este público, conforme Josefa.  "Os médicos estão desgastados, devido a sobrecarga de trabalho. Passam o dia todo atendendo. Mal conseguem parar para almoçar", ela diz. 

Também faltam profissionais da psicologia, fundamentais na assistência. O laboratório disponível apenas faz o teste da carga viral. "Não podemos fazer o CD4 (exame que indica o nível de imunidade do paciente), entre outras avaliações importantes", protesta. A unidade de saúde responsável por este segmento, localizada em frente ao antigo Feira Tênis Clube, "não fiscaliza os trabalhos e não vê o paciente". 

Quanto às pessoas que enfrentam o HTLV (vírus da mesma família do HIV, que infecta células importantes para a defesa do organismo), há ausência de um serviço de referência para a doença, em Feira de Santana. Toda esta situação se agrava nos últimos meses, segundo a dirigente, com o aumento dos índices de pessoas infectadas no município, em plena pandemia de Covid-19.

 

(Fonte: Ascom da Câmara de Vereadores)

Comentários (0)

Leia mais

Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 20:40

Serrinha: senador Otto Alencar reafirma apoio do PSD a Ferreirinha


Polícia - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 19:52

Irmão de Eremita Mota é assassinado dentro de casa


Política - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:53

Igor Kannário tem dupla jornada na Micareta de Feira: pagodeiro e fantoche político


Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:51

Eleições 2024: só um vereador ainda não definiu candidato a prefeito


Política - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:25

"Tamo junto, Zé Neto. Até depois do fim", diz Kannário na Micareta 


Publicidades