Notícia

Atualizado em: 01-09-2023 10:21

Exclusivo: quase metade dos funcionários da Prefeitura de Feira deve no empréstimo consignado

O secretário José Marcondes diz que a Secretaria de Administração é procurada por servidores em busca de orientação
Exclusivo: quase metade dos funcionários da Prefeitura de Feira deve no empréstimo consignado Exclusivo: quase metade dos funcionários da Prefeitura de Feira deve no empréstimo consignado

Entre servidores ativos e inativos, a Prefeitura de Feira de Santana tem exatos 10.141 funcionários na folha de pagamento. Deste total, quase a metade tem dívidas com empréstimos consignados.

Atendendo a ofício enviado pelo Protagonista, solicitando as informações, a Secretaria Municipal de Administração informa que 4.350 servidores, ativos e inativos, têm desconto no contracheque para pagamento de empréstimos consignados.

De acordo com a Secretaria de Administração, a margem de consignável é de 45% do salário, sendo 35% para pagamento de empréstimo consignado, 5% para amortizar dívidas com cartão de crédito e 5% reservados para despesas com o cartão benefício, com base no Decreto 11.623/2020, alterado çelo Decreto 12.858/2023.

Segundo o secretário municipal de Administração, José Marcondes de Carvalho, muitos servidores endividados procuram orientação sobre procedimento diante das dívidas contraídas. "Orientamos os servidores para buscar acordo com os bancos, e que não acatem taxas de juros superiores às pactuadas no contrato original firmado. Também informamos sobre a impossibilidade de aumento de margem para consignável, como determina o Decreto", esclarece José Marcondes.

Fontes ligadas à prefeitura informaram ao Protagonista que o número de funcionários municipais "enforcados" com empréstimos é grande. Além dos consignadosm  muitos ainda pegam dinheiro emprestado junto a agiotas.

 

Comentários (3)

O que a falta de educação financeira faz... Lamentável que não se tenha essa cultura aqui no Brasil.
Situação de todo brasileiro assalariado. A inflação divulgada é bem menor que a realidade, isso faz com que o salário não cubra as despesas mensais, forçando a tomada de empréstimos. Os ricos ficam mais ricos, a classe média caiu para classe baixa e o pobre tá lascado.
Como não dever? Se os salários dos funcionários são menores? Olha que absurdo, tem funcionário que não pisam os pés na prefeitura como Professor Luciano Ribeiro 11 mil por mês. Eduardo teles(este meu Deus não consegue nem subir as escadas do primeiro andar), agora pouco uma lei que é um absurdo, basta ser servidor e ter chefia dez anos, quando se aposentar recebe o salario de secretário 18 mil.

Leia mais

Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 20:40

Serrinha: senador Otto Alencar reafirma apoio do PSD a Ferreirinha


Polícia - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 19:52

Irmão de Eremita Mota é assassinado dentro de casa


Política - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:53

Igor Kannário tem dupla jornada na Micareta de Feira: pagodeiro e fantoche político


Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:51

Eleições 2024: só um vereador ainda não definiu candidato a prefeito


Política - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:25

"Tamo junto, Zé Neto. Até depois do fim", diz Kannário na Micareta 


Publicidades