O número de vagas para vereadores na Câmara de Feira de Santana, poderá passar de 21 para 25 cadeiras nas próximas eleições. A proposta, protocolada hoje (6) no Legislativo, é de autoria do vereador Jurandy Carvalho (PSDB), mas está subscrita por diversos outros parlamentares. Conforme informou o autor, durante discurso na sessão desta terça-feira, a mudança ocorrerá se for aprovada a alteração do artigo 42 da Lei Orgânica Municipal, conforme estabelece a Emenda número 04/2025 que entrou em tramitação. A possibilidade de ampliação, justifica ele, está prevista na Constituição Federal, que estabelece limite máximo de legisladores municipais de acordo com o número de habitantes.
Com população superior a 600 mil habitantes, o Município pode eleger até 27 edis e “abrigar uma série de diversidades, que merece estar representada no Poder Legislativo”. A criação de novas vagas para vereadores permitirá, conforme Jurandy, melhor distribuição dos representantes, e consequentemente, aproximará os legisladores das demandas da população.
Além disso, acrescenta, a ampliação poderá contribuir para uma maior eficiência legislativa. “O trabalho pode ser otimizado com uma divisão mais adequada, melhor análise e discussão dos projetos, e apresentação de diferentes ideias. Tudo isto, segundo ele, pode resultar em decisões bem mais fundamentadas”, argumenta Jurandy.
Na proposta apresentada, há capacidade da Câmara arcar com os custos adicionais de mais quatro vereadores sem gerar problemas de ordem financeira. O orçamento do Legislativo, explica, já considera a possibilidade legal de existência de 27 vereadores na Casa, conforme está permitido na Constituição Federal. O projeto deverá seguir os trâmites legais, até o momento em que será pautado para a análise do plenário da Casa da Cidadania. (Fonte: Ascom da Câmara)
Que absurdo cada vereador ganha hj 26 mil e ainda tem 50 mil para gastar com mais 12 assessores, combustível etc. Será que já não basta, e ainda solicitar mais vereadores. Outra coisa o espaço do anexo dos vereadores, se for colocar todos os 12 assessores não dar, aliás nos sabemos que destes 12 assessores, vão no máximo 4, os outros só vão no gabinete do vereador para levar a chamada rachadinha.
Não já basta um como ele que é o mais insuportável enganador e mal educado e ainda quer colocar mais? Deus me livre