Notícia

Atualizado em: 23-10-2024 10:47

Operação no presídio de Feira foi sugestão de Colbert a Jerônimo; Prefeitura e Estado realizaram nova reunião sobre segurança

Nesta terça-feira (22) uma nova reunião foi realizada entre representantes da Prefeitura de Feira e Governo do Estado
Operação no presídio de Feira foi sugestão de Colbert a Jerônimo; Prefeitura e Estado realizaram nova reunião sobre segurança Operação no presídio de Feira foi sugestão de Colbert a Jerônimo; Prefeitura e Estado realizaram nova reunião sobre segurança

A megaoperação realizada no Conjunto Penal de Feira de Santana nos últimos dias, que repercutiu inclusive no noticiário nacional, foi uma sugestão do prefeito Colbert Martins Filho ao governador Jerônimo Rodrigues na última semana, quando estiveram reunidos, juntamente com autoridades da segurança pública, para tratar sobre o tema. A informação é ressaltada pelo secretário municipal de Prevenção a Violência, Saulo Figueiredo. Nesta terça-feira (22) uma nova reunião foi realizada entre representantes da Prefeitura de Feira e Governo do Estado neste sentido. 


Outras ações sugeridas pelo prefeito, como operações para combater o comércio de drogas em áreas estratégicas, suporte tecnológico para evitar o roubo de celulares e o combate à poluição sonora, serão implementadas a curto, médio e longo prazo. "Outra proposta do prefeito foi a intervenção integrada em quatro bairros, com a participação dos governos municipal, estadual e federal, englobando serviços de saúde, educação, moradia e assistência social", lembra Saulo.


Na reunião desta terça foi definida a integração das câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) ao Projeto Vídeo Polícia, da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP). Esse projeto, que inclui sistemas avançados de reconhecimento facial e de placas veiculares, também permitirá que as imagens captadas no Centro de Controle Operacional da Prefeitura sejam compartilhadas com o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP.


O encontro, presidido pela Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), reuniu representantes das Polícias Militar, Civil e Técnica. O secretários municipais Saulo Figueiredo (Prevenção à Violência) e Agostinho Fróes da Motta (Meio Ambiente), representaram o prefeito Colbert Martins Filho no encontro, que também teve a participação do coordenador do Serviço de Abordagem Social, Rafael Estrela. 


Um dos principais pontos discutidos foi a capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM) em inteligência policial, a ser realizada pela Superintendência de Inteligência (SI) da SSP. A Polícia Militar também doará armamentos para fortalecer a GCM, aumentando sua capacidade de atuação contra a criminalidade.


O secretário Saulo Figueiredo ressaltou a importância dessa parceria. "A colaboração com a SSP amplia nossa capacidade de monitoramento e resposta a crimes, além de oferecer treinamento especializado em inteligência policial. A doação de armamentos pela Polícia Militar fortalece ainda mais o papel da Guarda Civil na segurança do município", afirmou Figueiredo.


Durante a reunião, foi discutida a intensificação de operações conjuntas, com foco no combate ao tráfico de drogas e à poluição sonora. Essas ações serão realizadas em áreas específicas, identificadas pela Seprev e pelos comandos regionais das polícias. "A integração com as forças de segurança estaduais é crucial para que possamos atuar de forma coordenada e eficiente, especialmente em regiões que demandam mais atenção", destacou o secretário.


Saulo informa ainda que técnicos do setor de tecnologia da SSP farão uma visita à Seprev e ao CCO para operacionalizar a integração das imagens. A SSP também sinalizou positivamente para uma cooperação técnica em relação à construção de um grupamento especial da Guarda Municipal e de uma coordenadoria de inteligência no âmbito da Seprev. A análise jurídica para a doação de armas e equipamentos da SSP à Guarda Municipal está em andamento.
 

Comentários (0)

Leia mais

Publicidades