Para combater a propagação das doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos, a Prefeitura de Feira de Santana deveria ampliar a capacidade operacional do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e instituir o “castramóvel”.
A sugestão é do vereador Pedro Américo (Cidadania), que observa a preocupação crescente da população feirense com a situação dos animais abandonados nas ruas: “Existem campanhas de acolhimento e muitas pessoas disponibilizam comedouros e bebedouros, principalmente em condomínios. Porém, alguns síndicos já questionam sobre a saúde desses animais e a possibilidade de proliferarem doenças”.
Neste sentido, Pedro Américo sustenta que melhorar a estrutura e contratar mais funcionários para o CCZ são medidas que, além de garantir o cuidado com os animais abandonados nas ruas, devem trazer benefícios para o controle epidemiológico e saúde pública. Além disso, ele reforça que este órgão também é responsável por desenvolver campanhas educativas e promover cuidados básicos, como a vacinação contra a raiva.
Já a implantação do “castramóvel”, defendida pelo vereador, consiste em disponibilizar veículos adaptados que possibilitem realizar procedimentos de castração nas comunidades.
A iniciativa, segundo o vereador, deve contribuir para o controle da população animal e a prevenção de doenças. Quanto ao atendimento por médicos veterinários, ele propõe a criação de uma unidade que ofereça o serviço gratuito no município. São propostas que ele já fez ao prefeito Colbert Martins, “porque precisamos do ‘castramóvel’ e de uma base de atendimento para que a população possa levar os animais doentes e acidentados”.
(Ascom da Câmara)