Notícia

Atualizado em: 01-09-2021 14:28

Vereadores ganham ação e Justiça obriga presidente da Câmara a nomear assessores especiais

Na ação os vereadores alegam que o presidente da Câmara “age de forma arbitrária e ilegal, negando a nomeação de assessores especiais”
Vereadores ganham ação e Justiça obriga presidente da Câmara a nomear assessores especiais Vereadores ganham ação e Justiça obriga presidente da Câmara a nomear assessores especiais

A Justiça acatou ação movida por três vereadores contra o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Fernando Torres, garantindo nomeação de assessores especiais para todos os vereadores. O prazo para cumprimento é de 5 dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (01/09). A ação foi movida pelos vereadores Petrônio Lima, Fabiano da Van e Pastor Valdemir. Na ação os vereadores alegam que o presidente da Câmara “age de forma arbitrária e ilegal, negando a nomeação de assessores especiais”.

O juiz Nunesvaldo dos Santos decidiu que cabe mandado de segurança “para proteger direito líquido e certo” dos impetrantes. “Sendo o cargo de livre nomeação e exoneração, é imprescindível a existência de um vínculo de confiança entre a autoridade nomeante e o servidor nomeado para o desempenho da atividade de chefia ou assessoramento. Por conseguinte, quem deve escolher e, livremente, indicar o assessor parlamentar é o próprio parlamentar a ser assessorado, e não o Presidente da Casa Legislativa”, diz trecho da decisão do juiz.

“Determino ao impetrado que nomeie os assessores especiais parlamentares, a serem lotados nos Gabinetes dos impetrantes, conforme solicitado em ofícios, no prazo máximo de 05 (cinco) dias, e se abstenha de proceder a qualquer nomeação de pessoal que seja vinculada à cota dos impetrantes e/ou seu mandato, sem o consentimento dos mesmos, sob pena de multa diária, a qual arbitro em R$ 1.000,00 (mil reais) em caso de descumprimento”, determina o juiz.

 

Comentários (0)

Leia mais

Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 20:40

Serrinha: senador Otto Alencar reafirma apoio do PSD a Ferreirinha


Polícia - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 19:52

Irmão de Eremita Mota é assassinado dentro de casa


Política - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:53

Igor Kannário tem dupla jornada na Micareta de Feira: pagodeiro e fantoche político


Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:51

Eleições 2024: só um vereador ainda não definiu candidato a prefeito


Política - O Protagonista
Atualizado em 23-04-2024 12:25

"Tamo junto, Zé Neto. Até depois do fim", diz Kannário na Micareta 


Publicidades