O forró pé-de-serra, símbolo da cultura nordestina, vai ganhar mais um grande palco em Feira de Santana. Neste sábado (7), às 9h, o deputado federal Zé Neto (PT), o coordenador municipal do Fórum Nacional do Forró Raiz, Carlos Matteus Almeida, e a Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (SUFOTUR) apresentam oficialmente a programação do 2° Festival de Forró de Feira de Santana, que acontece no próximo dia 14 de junho, na Praça de São José, distrito de Maria Quitéria.
A apresentação do festival será realizada no salão principal do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAA), no bairro Capuchinhos, e promete um verdadeiro esquenta para o grande evento, com café da manhã junino e muito arrasta-pé ao som da banda Os Bambas do Nordeste e convidados.
Mais que uma festa, o Festival de Forró tem um forte viés político-cultural. A realização da segunda edição só foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado Zé Neto, que tem defendido em Brasília o fortalecimento das tradições populares e da economia criativa. “O forró é a alma do Nordeste. Além de preservar nossa identidade, ele gera emprego, renda e movimenta o turismo cultural. É preciso valorizá-lo cada vez mais”, afirmou o parlamentar.
O evento ainda ganha um simbolismo especial após o reconhecimento oficial do forró como Manifestação Cultural Nacional, conquistado através da lei 14.720/2023, de autoria do próprio Zé Neto e sancionada pelo presidente Lula. A legislação representa um marco para artistas, produtores e defensores da cultura popular nordestina.
O Festival de Forró de Feira de Santana é gratuito e tem como foco valorizar os artistas locais, promovendo shows com nomes do autêntico forró raiz e fortalecendo a ocupação de espaços públicos com atividades culturais. A expectativa é que a festa reúna milhares de pessoas no distrito de Maria Quitéria, reforçando o papel de Feira como polo de celebração das tradições juninas da Bahia.
A programação completa será divulgada neste sábado (7), durante o lançamento no CCAA.