O candidato a prefeito de Feira de Santana, Zé Neto (PT), foi o canidadato que mais gastou em todo o estado da Bahia neste período eleitoral com impulsionamento de posts nas redes sociais. O deputado petista gastou até esta quinta-feira (26/9) a quantia de R$ 285.000,00. O valor supera os gastos somados dos principais candidatos de Salvador, Bruno Reis e Geraldo Júnior, e de Sheila Lemos, candidata a reeleição em Vitória da Conquista - os três juntos gastaram R$ 270 mil, conforme o levantamento foi divulgado pelo site Aratuon.
Os outros candidatos a prefeito em Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil) e Carlos Medeiros (NOVO), não aparecem na relação que mostra os 20 candidatos que mais gastaram com impulsionamento de redes sociais na Bahia.
Recentemente, a assessoria da campanha do candidato Zé Neto divulgou a seguinte informação: "Zé Neto supera concorrentes e lidera engajamento nas redes sociais em Feira de Santana, aponta levantamento". O que a assessoria omitiu foi que esse engajamento não foi orgânico, ou seja, espontâneo, na linguagem convencional. Pelo contrário. Custou, até agora, um valor considerável.
Com fama de chefe duro e até grosso com os colaboradores, o candidato tenta mudar essa imagem gastando milhares de reais na rede social.
RECORDE DE GASTOS
Conforme o levantamento do Aratuon, os gastos dos candidatos na Bahia com impulsionamento de posts nas redes sociais ultrapassam R$ 2 milhões e cresceram, ao menos, 41% em 2024, em comparação com as eleições municipais de 2020, quando foram investidos R$ 1,45 milhão. Como o período de campanha ainda não acabou, os gastos ainda podem aumentar neste ano. Os custos envolvem conteúdos nas plataformas da Meta, o que inclui Instagram, Facebook e Threads.
O levantamento é proveniente de dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aponta, ainda, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), candidato à reeleição, como segundo na lista, com R$ 200 mil. A terceira no pódio é Milly Moura (União), candidata a prefeita de São Felipe.
A lista, composta por 20 nomes, tem 17 postulantes a prefeituras e três candidatos a Câmaras Municipais. A líder entre os concorrentes ao Legislativo é a vereadora Marcelle Moraes (União), de Salvador, com R$ 45 mil em investimentos. Ela é seguida por Alexandra Deering (PSD), também da capital, que gastou R$ 25,2 mil. De Campo Formoso, Lilian Torres (PSD) investiu R$ 21,8 mil.
Concorrente de Bruno Reis em Salvador, Geraldo Jr. (MDB) é o sexto na lista total, com R$ 50 mil investidos.
CONFIRA A LISTA COMPLETA ABAIXO
Nome do candidato | Cidade | Partido | Cargo | Valor da despesa (em R$) | |
---|---|---|---|---|---|
1 | Zé Neto | Feira de Santana | PT | Prefeito | 285K |
2 | Bruno Reis | Salvador | União Brasil | Prefeito | 200K |
3 | Milly Moura | São Felipe | União Brasil | Prefeito | 75K |
4 | Tito | Barreiras | PT | Prefeito | 70.5K |
5 | Luiz Caetano | Camaçari | PT | Prefeito | 70K |
6 | Geraldo Jr. | Salvador | MDB | Prefeito | 50K |
7 | Marcelle Moraes | Salvador | União Brasil | Vereador | 45K |
8 | Eures Ribeiro | Bom Jesus da Lapa | PSD | Prefeito | 44K |
9 | Flávio Matos | Camaçari | União Brasil | Prefeito | 40K |
10 | Matheus de Deri | Jeremoabo | PP | Prefeito | 40K |
11 | Fábio da Farmácia | Jeremoabo | PT | Prefeito | 35K |
12 | Waldenor Pereira | Vitória da Conquista | PT | Prefeito | 30.4K |
13 | Alexandra Deering | Salvador | PSD | Vereador | 25.2K |
14 | Paulo Cezar | Alagoinhas | União Brasil | Prefeito | 25K |
15 | Lilian Torres | Campo Formoso | PSD | Vereador | 21.8K |
16 | Suzana Ramos | Juazeiro | PSDB | Prefeito | 20.04K |
17 | Sheila Lemos | Vitória da Conquista | União Brasil | Prefeito | 20K |
18 | Augusto Castro | Itabuna | PSD | Prefeito | 20K |
19 | Cláudia Oliveira | Porto Seguro | PSD | Prefeito | 20K |
20 | Denise Menezes | Campo Formoso | PSD | Prefeito | 20K |