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Desde a devolução do contrato pela ViaBahia, em 15 de maio deste ano, a gestão da rodovia está em processo de transição. Nesse período, o cenário nas pistas pouco mudou: asfalto esburacado, acostamentos deteriorados e ausência de serviços básicos, como guincho e atendimento emergencial, continuam a fazer parte da rotina de quem depende da via.
Nova concessão só após 2026
Após a série de audiências públicas realizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entre 15 de abril e 29 de maio, foi elaborado o Plano de Outorga, documento que define as diretrizes gerais da nova concessão. O plano, que inclui as condições de desestatização, investimentos previstos e obras de ampliação e modernização, está em análise no Ministério dos Transportes.
Depois da aprovação, o texto seguirá para o Tribunal de Contas da União (TCU), responsável pela última avaliação antes da publicação do edital do leilão. Só então será definida a nova empresa que assumirá o contrato.
O investimento total estimado pela ANTT é de R$ 15,7 bilhões em capex (despesas de capital) e R$ 8 bilhões em opex (custos operacionais).
Enquanto isso, os buracos crescem
Apesar da promessa de recuperação da via, cinco meses após o fim da concessão da ViaBahia, motoristas seguem relatando acidentes, prejuízos e insegurança.
O comerciante André Azevedo é um dos que sentiram no bolso os efeitos da precariedade. Ele afirma ter acumulado um prejuízo de cerca de R$ 12 mil após sofrer acidentes de moto causados por buracos na pista.
“Em um eu quase caí na frente de duas carretas em movimento. A sorte é que consegui segurar a moto. Um acidente foi no Contorno e outro na BR-324, chegando próximo à entrada de Conceição do Jacuípe”, contou.
As condições da estrada continuam sendo alvo de críticas nas redes sociais, onde usuários denunciam diariamente buracos, congestionamentos e falta de manutenção efetiva.
DNIT promete tapar buracos “até a próxima semana”
Em nota, o DNIT informou que “executa serviços de tapa-buracos em toda a extensão da BR-324/BA, bem como realiza serviços de fresagem e recomposição do pavimento”. O órgão prevê que os buracos sejam eliminados “até a próxima semana”.
A autarquia afirmou ainda que, desde que assumiu a administração do trecho Salvador–Feira de Santana, já realizou mais de 40 quilômetros de recapeamento, e que as obras seguem em andamento.
Mesmo com essas ações emergenciais, a incerteza sobre a nova concessão prolonga o sofrimento dos feirenses e baianos que dependem da BR-324 — uma das rodovias mais movimentadas e estratégicas do estado, mas que, por enquanto, continua marcada por abandono, lentidão e risco diário nas pistas.
(Redação com informações do Correio24horas)
 
                                                    
                
                                                                                     
                                                    
                
                                                                                     
                                                    
                
                                                                                     
                                                    
                             
                                    
            
                                                             
                                    
            
                                                             
                                    
            
                                                            